O Grupo de Amigos André Salles e Tamar (GAAST) encena espetáculos teatrais em asilos, orfanatos, casas de saúde, teatros e outros locais desde julho de 2003.
Entidade que se dedica ao estudo do espiritismo há mais de 30 anos, já havia encampado a idéia de formar um teatro beneficente em meados dos anos 80, o embrião desde grupo atual.
Desde 2003, quando estreou os primeiros espetáculos para numerosa platéia presente ao Real Madrid Clube, na Vila dos Remédios, já se apresentou em mais de 30 diferentes locais, em entidades localizadas nos mais díspares pontos de São Paulo.
Jaraguá (“Orfanato Obras do Amor Maior”, dirigido pelo Padre Antonio Maria), Morumbi (“Lar Caibar Schultz”), Granja Viana (“Casa de Repouso São Camilo”), Vila Airosa (“Casa de David”), Santo Amaro (“Casa de Velhinhos Ondina Lobo”), além de cidades próximas como Ibiúna (‘Recanto da Vovó”), Osasco (“Lar Bussocaba”), Taboão da Serra (“Instituição de Amparo à Criança - Asas Brancas” e “Cajec – Apoio à Criança com Câncer”), foram alguns dos locais visitados pelo grupo.
Os espetáculos são gratuitos, e o objetivo deste teatro-mambembe é levar a arte a quem não tem acesso, proporcionando tardes de alegria, descontração e esperança para pessoas que precisam de carinho e amor.
O grupo conta com nove peças em seu repertório. Duas infantis (“O Coelho Falante” e a “Revanche de Circe”), uma comédia (“É Vida, Mesmo Assim”), uma aventura – ou fábula (‘Um Canto para Selene”), dois dramas (“O Reflexo do Coração” e “Qual é a Causa”), quatro musicais (“Das Posses e das Comunhões”, “Um Girassol da Cor do Seu Cabelo”, “Não é uma Pena – Isn’t a Pitty” e “Valsinha”), além de apresentação de dança do ventre, declamações de poesias e números musicais.
O repertório é definido de acordo com o público a ser apresentado. Outro detalhe é que o grupo leva e monta seu próprio palco, além dos cenários e figurinos, tudo feito pelo trabalho voluntário de dezenas de pessoas. Os ensaios das peças ocorrem aos domingos, na sede do GAAST.
Vale destacar a apresentação realizada no Teatro Grande Otelo, em Osasco, a única vez em que o grupo encenou em um teatro “de verdade”. Foram conseguidos dois ônibus e levados cerca de 80 pessoas em situação de rua, auxiliadas pela entidade beneficente Casa de Assis, para o teatro. Algumas pisavam num teatro pela primeira vez...
Quando possível, procura arrecadar alimentos e mesmo quantias em dinheiro para doar às entidades visitadas. Nestas mais de 30 apresentações, o retorno obtido foi o melhor possível. A reação das pessoas – crianças, adultos, idosos – ao se verem reconhecidos como seres humanos e acarinhados em sua carência emocional é marcante, tanto para eles quanto para nós, integrantes da trupe.
Apresentação do grupo de teatro espírita-mambembe GAAST (Grupo de Amigos André Salles e Tamar) realizada em 11 de dezembro de 2016.
Foram apresentadas músicas, esquetes e dois espetáculos: O Mundo de Romeu e Julieta e O Reino.