Introdução
É através das vibrações que a máquina da vida anda no caminho da eternidade. Tudo o que conhecem e o que vêem é feito de vibrações. Elas movem tudo o que habita todas as moradas e universos criados pelo Pai Eterno. Deus criou todos os níveis de matéria, desde a mais pura, menos visível, até a mais sólida, que vem do éter universal, e estas substâncias animam todos os seres da criação, todas as moradas. Qual a origem? O Pai Eterno. O Pai cria e alimenta todas as suas criações com vibrações, cada morada, cada ser vivo, cada diferente classe de seres que habitam os universos é alimentada pelas vibrações irradiadas pelo Pai eterno no concerto perfeito, absoluto, constante, indivisível.
Deus criou os mundos e as criaturas que, no seu evoluir, atingem as perfeições até a perfeição do Pai. Nesse trajeto, com a evolução individual de cada um, todos aprendem a trabalhar esta vibração em prol da morada em que vivem: a vibração de si mesmo e a dos seus próximos. Com isso cada morada também evolui no trato com a absorção das vibrações com as quais se alimenta; e assim cria objetos, aparelhos para ajudar aqueles que estão no caminho trevoso como os desta morada. Por que falo isto? Porque tanto em matéria quanto em espírito os controladores, mentores da morada, para manter o equilíbrio dela e dos seres que a habitam, constroem aparelhos que absorvem e condensam vibrações para que sejam tanto descarregadas quanto injetadas em espíritos em tratamento, habitantes de regiões que são bastante afetadas pelas criações negativas que o ser também consegue criar para o mal.
Tudo o que pensamos ou fazemos – qualquer ato, qualquer pensamento – se transforma em vibração?
Sim, qualquer ato, gesto, palavra é emanação. Todos os seres absorvem as vibrações que existem onde habitam. Se o ser está em busca e vive em constante vigília quanto ao seu equilíbrio, absorve as vibrações mais puras; já se vive em desequilíbrio, em conflito, em não-vigília consigo mesmo, absorve vibrações compatíveis com o seu estado emocional e psíquico e assim irradia na mesma proporção, intenção e tipo de vibração. Portanto, se em desalinho está, se não tem a disciplina de separar o seu eu da sua doação, o ser vai irradiar fluidos negativos compatíveis com o que vive. Por isso é importante a vigília; quando alguém vai vibrar para o seu irmão é importante que se volte para si mesmo, ordene a sua linhagem mediúnica e fluídica, equilibre o seu espaço num objetivo puro, e só então passe a emitir vibrações mentalizando a roupagem daquele a quem quer ajudar. Com isso o espírito vai se disciplinando a desligar-se dos próprios conflitos interiores com algo útil e produtivo ao seu irmão, mas principalmente para si próprio. Vibração é o motor da vida, a respiração da vida, do espírito desencarnado ou encarnado.
Emanação e vibração são a mesma coisa?
Vibrações são intenções canalizadas para o bem e também para o mal. Emanações são irradiações do espírito segundo o seu eu interior, com suas tendências, fraquezas, virtudes, problemas e intenções. Quando andam pela rua, quando se confrontam com as pessoas, familiares, amigos, se atentarem para a sua sensibilidade perceberão, sentirão as emanações com as quais aquele filho está vivendo no momento. Por que esta separação? Todos têm um conjunto de energias dentro de si, compostas de todos os seus sentimentos acumulados, sejam eles positivos ou negativos. Conforme anda e vive, a pessoa emana o que é, onde estiver. Essas são as emanações pulsantes do que o ser é. Quando o espírito se põe a vibrar por um objetivo positivo para alguém, ele envia vibrações concentradas, canalizadas, e conforme a sua fé e o seu amor, principalmente, ele atinge aquele que precisa, segundo também aquele que quer receber, que quer absorver, porque muitos repelem aquilo que se quer passar. A vibração equilibrada realiza milagres de amor. Existem muitos tipos de vibrações canalizadas, que ainda o homem nesta morada não aprendeu a usar e a praticar – com raras e poucas exceções – em toda a sua plenitude e em todas as suas divisões. O que aprenderam todos? Vibrar a distância, não é mesmo? Mentalizar com a mente para com a mente fazer algo. Pode se fazer com a mente, e com o corpo todo também. À distância, com maior intensidade vibratória, com maior penetração vibratória, para fortalecimento do espírito encarnado ou desencarnado que recebe as vibrações. Cabe aqui o exemplo do nosso querido Mestre Jesus, que tinha a irradiação e as vibrações perfeitas: o enfermo, ao tocar suas vestes, se beneficiava da cura que procurava. Por quê? Como o Mestre era e é perfeito em vibrações, irradiações e emanações em comunhão com o Pai Eterno, então Ele era e é o próprio doador universal, aonde qualquer um que crê na sua virtude, em seu amor, pode se curar, porque ele é compatível, pela perfeição, com todas as vibrações. Num trabalho como esse, de curas espirituais, cada um de vocês tem um tipo fluídico diferente, segundo o amor que cada um conseguiu construir na eternidade. Para atender os pacientes da matéria e os pacientes do espírito, juntamos essas vibrações para formar uma compatível com aquele filho que precisa. E conforme o amor de vocês evoluir, as suas vibrações serão mais compatíveis com o maior numero de espíritos, porque o seu amor se aproximará da perfeição e não precisará ser um tipo fluídico que tem que se unir a outro ou outros para ajudar, pois ele será suficientemente forte ao se compatibilizar com qualquer irmão.
Como o nosso corpo irradia? Como é feita a irradiação? Falamos da vibração e falamos de emanações. E a irradiação, como se faz?
A mentalização é o foco mental com a fotografia do espírito para o qual se deseja vibrar. Mentaliza-se e, pela mente, tenta-se criar uma disciplina para cada vez mais colocar claridade no espírito ou na foto e enviar vibrações com o poder da mente. Isso é uma mentalização. Por a fotografia e focar num único ponto na janela do terceiro olho [ponto localizado no centro da testa] e vibrar pela mente. E também irradiar com o corpo inteiro: vocês têm as mãos, os membros, os braços, o corpo todo. Quando se colocam não somente com os braços estendidos, mas de qualquer forma ampliando, sentindo o seu espaço. Você pode canalizar por todos os seus poros visíveis e invisíveis para que, pelo esforço da doação, pelo esforço da impulsão interior, você jogue fluidos para quem desejar. Exige uma entrega, porque fluidos escaparão do seu espaço vibratório, mas ela é mais completa porque é feita com o corpo inteiro. Impulsão: existem formas, cada um tem que descobrir a própria de doar. Quanto mais disciplinado, mais se consegue irradiar; quanto maior a necessidade do irmão ou do trabalho a ser realizado, mais intensidade você coloca. Não pensem que o espírito assim cansa, porque ele se recobra naturalmente com a absorção dos fluidos que vem do Pai. Existem determinados tipos de trabalho que exigem essa entrega: são preparos de fortalecimentos mediúnicos e de expulsão de mazelas que os espíritos carregam. Tamar preparou muitos de vocês desta forma, à distância, principalmente, irradiando do seu espaço equilibrado para que, segundo a absorção particular, cada um se fortalecesse com as vibrações dele. Junior pratica com alguns médiuns, segundo a orientação da “criança” [Tamar], para preparo, fortalecimento ou expulsão de negativismos que os filhos possam estar acumulando. E é dentro deste processo de irradiação com o corpo todo. Não são somente estas modalidades trabalhadas, existem muitos outros tipos, e os médiuns desta casa ainda terão acesso.
Sempre se ouve falar que as mãos são a parte do corpo que mais tem irradiações, que através delas nós podemos irradiar mais. É verdade isso?
É o ponto mais comum, a forma mais comum. Na verdade pode-se sentir em qualquer região do corpo desde que disciplinado estiver, mas na prática da cura, nesta morada, aquilo que se tornou mais comum e mais eficaz foram as mãos; e também para fortalecer a fé do médium ou do curador que assim sente, porque exige uma disciplina canalizada para as mãos, onde o corpo todo funciona como um irradiador que sai pelas mãos. Mas não é o mais completo. O mais completo é aquele que se disciplina a irradiar com o seu ser por inteiro.
A irradiação pode ocorrer através da reza, da fala?
Toda e qualquer manifestação de amor se traduz em vibrações, seja pela prece, pela fala, falando com um filho a distância, irradiando seu amor para que se recupere ou se restabeleça ou se rediscipline dos caminhos errados. Tudo é válido nessa busca do equilíbrio de quem se ama e de si próprio. Vocês também encontram segurança quando falam consigo mesmo em vós alta, se amando; assim vocês estarão depositando em si mesmos a segurança, a confiança e o amor com que se nutrem e ao seu próximo.
A vibração tem um tempo especifico de duração?
É o tempo do teu amor. Disciplina, constância... Quanto mais disciplinado o espírito for à vigília de si mesmo e ao amor irradiado ou vibrado, mais constante será o tempo em que ele estará fornecendo vibrações para quem ama.
Por que não se deve vibrar no meio da multidão?
Vivem numa morada onde os desequilíbrios ainda se misturam, se mesclam pelas vidas atribuladas, voltadas egoisticamente para cada um. Na turbulência de uma multidão buscando e pensando em desequilíbrio, as vibrações encontram barreiras para atravessar esse circuito de fluidos em desalinho. Esta é uma dificuldade e o risco é que quando o espírito se põe a vibrar, ele expande a sua mente ou o seu corpo e pode estar sujeito a absorver esses mesmos desequilíbrios. Como um imã que quer eliminar o negativismo, mas acaba se afogando por vibrar em local inadequado. Entrem numa destas festas de jovens e adultos que se unem para o consumo de bebidas alcoólicas e de drogas, que alteram a consciência e despertam os instintos: há uma camada densa que vai se petrificando e tornando-se uma gosma condensada de vibrações que se grudam no corpo perispiritual daquele que lá freqüenta. Se um espírito dentro desta casa em desequilíbrio se colocar a vibrar, ele sentirá um incomodo interior porque já está com aquelas emanações sendo atraídas pelo seu corpo perispiritual; e abrindo para vibrar, absorverá mais, e ficará em maior desalinho do que aquele que só está consumindo e servindo de pasto aos obsessores. Perdoe-me a expressão, falamos assim na vida maior: todo aquele que se envereda por esses caminhos serve de pasto e regozijo para os obsessores.
As vibrações se condensam tanto para bem quanto para o mal. O Mestre Jesus e suas grandes falanges construíram esta morada absorvendo e controlando os fluidos juntamente porque, irmanado com o Pai, Ele formou a crostra terrestre, as terras, o reator do interior da morada em fogo pulsante e constante para manter, em comunhão com a emanação do Sol, a suspensão estática e ao mesmo tempo móvel da morada. Criou as águas, criou os tipos de animais compatíveis com a morada. Foi o desequilíbrio de todos os seres que vivem nesta morada que irradiou, para todos estes seres criados para servir, o instinto brutal desses mesmos animais. Ou seja, todos que habitaram e habitam esta morada contribuíram para o sistema de vibrações negativas, porque o sistema que foi criado pelo Mestre e suas falanges era de emanações positivas, para acolher os doentes em recuperação.
As vibrações positivas podem ser armazenadas em máquinas e aparelhos? E as negativas, elas ficam soltas e formam zonas umbralinas?
Sim, elas formam zonas umbralinas no plano espiritual, no plano material, no plano individual de cada ser, que assim se afina com as vibrações negativas. Os líderes obsessores, para manter o seu reinado de infelicidades, vivem com a mente voltada para o negativismo, irradiando, formando verdadeiros castelos semimaterializados no plano espiritual. Invisíveis aos olhos materiais, mas de grande densidade negativa no plano espiritual. A partir da sua fermentação mental, eles se transformam em bichos, em objetos, segundo a força negativa da sua mente, e aprisionam seres com essa mesma força, segundo a tendência de absorver daqueles que se subjugam a esse mal. Ao mesmo tempo as criações positivas, segundo grau da vontade do amor de cada um, podem produzir milagres de reconstruções mentais deficientes, de amores esquecidos e adormecidos, de filhos em trevas. O amor produz isso, pela vibração.
Então quer dizer que, dependendo do amor aplicado, é possível produzir qualquer tipo de cura?
Dependendo do amor aplicado e dependendo do amor que recebe. Se a fé é fraca, hesitante, tímida, ela não absorve a intensidade do amor que se passa. Cada um recebe aquilo que necessita, segundo a sua fé e a sua crença no amor.
Em relação as nossas emanações no dia a dia para outras pessoas, até que ponto é possível se ligar em outras pessoas? O que a emanação negativa causa na pessoa física, emocional, psicológica e espiritualmente?
Depende do grau, do hábito com que se pratica, positiva ou negativamente. Todos os seres têm uma educação terrena, e dentro dela tem uma educação espiritual. Não importam quais sejam suas educações, importa a disciplina com que se vigie a mente e as intenções nas relações com as pessoas. Se você tem um pensamento negativo para alguém, imediatamente essa emissão é enviada para o objeto da tua intenção; se tem um desejo desequilibrado por alguém, imediatamente essa intenção foi arremessada para esse alguém. Nesse instante a tua consciência – segundo grau da tua educação e disciplina mental – registrou este fato real, e ele se materializou na sua consciência. Geralmente esses exemplos que dei, as pessoas fazem isso habitualmente, e esses pontos vão se materializando dentro da consciência e causando um peso, um elemento negativo viscoso pesado dentro da sua caixa mental, que se envolve na caixa emocional, e conseqüentemente na caixa do sistema nervoso. Por hábito as pessoas esquecem do que emitiram, então isso cai do consciente para o subconsciente e começa a fermentar em cobranças que o próprio instinto provocou, seja de raiva, desejo, ódio, ira, toda a sorte de desequilíbrios. Este peso do subconsciente fermentando vai dando um desconforto físico no ser encarnado, que ele interpreta como o desejo não consumado do que ele emitiu, seja da raiva, seja de desejos desequilibrados. E este desconforto é traduzido em repentes de desequilíbrios a que a pessoa se expõe, seja no destempero, seja em ataques ao próximo, seja em abordagens ilícitas, seja em consumações, em fugas para outros desequilíbrios, porque ele criou uma besta dentro de si que precisa ser alimentada. E o ser, incoerentemente, diz que assim é que se procede. Todos se justificam, dizendo: são hábitos que a sociedade faz, todos fazem assim, todos convivem assim, todos desejam o mal assim, ou a raiva, cultivam o ódio, cultivam desejos irrefreáveis, porque é comum, faz parte do seu aprisionamento por essa vida. Assim são construídas as vibrações desequilibradas, e assim são construídas e sedimentadas as tendências negativas de cada um (que irão aprender com Isidora). Dentro das pequenas coisas, gestos, palavras, intenções e emanações.
E quando essas emanações são feitas à distância para uma pessoa que conhecemos, é da mesma intensidade do que se fosse feita de perto. Como se processa e se consuma?
No lado positivo existem trabalhos em que se conquista mais resultados com a presença; alguns necessitam da presença, das construções positivas. Mas também podem ser feitas à distância, as duas formas, a negativa e a positiva. Sempre deve se ponderar os dois lados, daquele que emite e daquele que recebe, tanto no positivo quanto no negativo. Você, Ana, pode vibrar para Ademir constantemente segundo teu amor, mas ele pode estar em um determinado momento negativo que tuas vibrações não penetram, ficam armazenadas, próximas. Vibração é vida, ela não dilui, principalmente com amor, mas ela não penetra, fica próxima. Quando sair daquele marasmo ele vai receber a carga do teu amor.
Quando ocorre uma vibração negativa para pessoa pública por meio da televisão, um presidente de um país ou um assaltante que fez uma barbaridade, por exemplo, o que esse sentimento de mundo causa nessa pessoa pública e no equilíbrio da morada?
Causa o mal. Um filho que está num posto elevado precisa provar para si mesmo, trabalhando em beneficio de outros, as suas habilidades, o seu preparo, e para isso foi planejada a encarnação, que é difícil. Não todos, mas uma grande parte dos líderes está no meio do caminho evolutivo; a maior parte, portanto, não tem um discernimento total da perfeição. Por isso há uma equipe de protetores ao lado desses líderes, que os protegem no caminho que vão trilhar. Se mais equilibrado este filho for, o trabalho dessa equipe para mantê-lo no mínimo de equilíbrio para poder decidir por muitos será menor. Se for menos equilibrado, o trabalho dessa equipe fica maior, para o proteger de todas as emanações de todos os lados, de toda essa carga, senão ele não resistiria a tanto ódio. Nunca pensaram nisto, espíritas? Desta forma? Qual é a contribuição de todos para isso? Lembrem-se, a maioria está no meio da evolução, e vocês da família sabem o que é isso. Precisa de uma equipe, que recebe as emanações de todos e canaliza pra si. Então quando irradiam o ódio para um dirigente, vocês estão enviando este ódio para protetores deste filho; ele recebe também, mas somente a carga que pode receber, segundo as intenções com que se dirige. É a lei da justiça do Pai nesta morada: ele recebe a carga segundo o seu mérito, nem mais nem menos, ele não carrega o desequilíbrio e o ódio de todos. O ódio de todos tem endereço para espíritos protetores, muitos deles voluntários.
Como se fosse filtrado?
Sim.
E quando é um criminoso que fez um mal muito grande?
Vai receber a carga segundo aquilo que plantou, porque ao plantar, atraiu vibratoriamente para si. Apliquem o exemplo do pensamento, do ato, como pesa na consciência, no emocional e no sistema nervoso, cai para o subconsciente e muitas vezes explode no consciente, aonde se chega às loucuras, não é mesmo? De mentes que se depravam, de mentes que se entorpecem, de mentes que fogem de realidades pelo mal que praticam e no fim acabam passando para a vida maior ou se deixando internar em asilos. Quantos casos assim existem em asilos? Este é o processo, foi plantado e explode no consciente aquilo que o subconsciente não suporta mais carregar.
A vibração nasce na elaboração do pensamento ou na aplicação deste pensamento? Existe um espaço que você pode vigiar e segurar esse pensamento, ou a própria elaboração dele já se converte na vibração?
O inicio é a intenção. A intenção é o impulso para o escape da irradiação, da emanação. Vamos convencionar que a vibração é a disciplina do ajudar. A emanação, a irradiação é o modo de vida de cada ser com os seus sentimentos. A intenção vem de dentro; muitos não conhecem as próprias intenções. Essa intenção é projetada, quer o consciente registre ou não. A intenção é projetada, emanada, porque sai de si para o externo; sendo assim ela atinge. Se não consciente, tem um poder menor; se consciente, tem um poder maior. Dentro da consciência, conforme o grau com que é sentida essa intenção e projeção, o efeito é mais devastador para o filho que recebe. Se o filho que recebe não tem consciência e não se vigia, ele recebe esta vibração e vai conviver com aquilo segundo a sua disciplina e sua a tendência; se for um filho invigilante e tendente também para as mesmas intenções, ele se comprazerá, mesmo que a consciência não registre. Quando registra, o poder é maior do casamento negativo. Se o filho é vigilante, recebe o mal, mas espera absorver o mal para se diluir e não penetrar no seu espaço; mas esse mal não deixa de afetá-lo. Quantos são conscientes disso? Muito poucos. Por este exemplo, vocês podem fazer uma pequena idéia de como ainda todos não praticam o que o Mestre ensinou, “amai-vos uns aos outros”, “não atacai-vos uns aos outros”, “orai e vigiai”, “desejai amor a seu próximo”, “não desejai usufruir do seu próximo”... Essa é a lei do equilíbrio.
Qual a importância da vibração de todos nós para Jesus, e como isso reverte para ele, para nós e para a morada?
O Mestre é o doador universal, ele a todos pode curar, por isso disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém virá ao Pai se não por mim nesta morada”. Porque é o mentor da morada o seu amor perfeito pode a todos curar, conduzir. O amor dele e as suas vibrações são compatíveis com todos, dele para com todos. Quanto mais cada um vibrar para o Mestre mais estará se compatibilizando com a vibração do Mestre, e estará ao mesmo tempo se compatibilizando com seus irmãos de morada; portanto, ajudará a todos através do Mestre. Quanto mais intensidade, mais aproximação; quanto mais intensidade, mais a atração se dá, mais a compatibilização vibratória se dá, e mais distante se está dos fluidos e vibrações negativas.
Quando fazemos uma vibração positiva, a outra pessoa que vai receber tem que estar aberta, ou depois de um determinado momento ela vai receber essa vibração? Quando fazemos essa vibração para um encarnado que sofre de deficiência mental, como fica essa situação dele receber se ele precisa ter a fé e estar aberto para isso? Com essa vibração é possível conseguir uma cura de uma deficiência mental?
Todo aquele que vem com esta prova, ou resgate, ou missão, têm o corpo físico deficiente, não o espírito. O espírito está ligado ao corpo físico problemático porque é necessário para aquela encarnação; portanto, todo aquele que é deficiente mental, segundo o grau do problema que o levou, vai absorver enquanto espírito. Os reflexos na matéria serão de abrandamento, fortalecimento do seu tecido nervoso e emocional. Exemplos: se um espírito foi confinado à matéria por uma expiação e ainda carrega a revolta por estar confinado à matéria, ele vai receber as vibrações segundo a sua crença e equilíbrio. Continua-se a fazer as vibrações mesmo assim, porque o bem trabalha desta forma, incessantemente, constantemente, para que a revolta se aplaque e o espírito possa absorver as vibrações positivas. Se for um missionário que tem de passar por aquela prova em função de muitos, o seu espírito é mais dócil e ele absorve com muita intensidade essas vibrações, segundo o amor com que elas são exaladas. E isso o auxilia na irradiação a todos para quem veio provar. Ele vira uma torre, onde se espalham as vibrações que recebe para aqueles que precisam provar; não ele. Esta é a lei do amor do missionário, é assim que funciona.
Existem muitas pessoas que dizem ter o corpo fechado e que nada as afeta. Existe essa condição?
Existem os filhos equilibrados, vigilantes. Não existe corpo costurado. As vibrações são expansivas, tanto para o bem quanto para o mal. Se um corpo é expansivo, como ele pode se fechar no convívio com todos? Quem abre a porta são os pensamentos, os atos, as intenções. Se um filho for permanentemente vigilante com suas intenções, atos, pensamentos, não terá o corpo fechado, terá o corpo mais expansivo e glorioso desta morada, porque será a perfeição andando entre todos, como foi o único perfeito que habitou esta morada, Jesus. Não tenho notícia de nenhum outro espírito perfeito que tenha vindo a esta morada com o corpo costurado.
As benzedeiras são um grupo especifico de missionárias da vibração, se é que eu posso denominá-las assim. Como o plano espiritual as enxerga?
Enxerga como espíritos trabalhando para o bem, segundo a sua fé, convicções e educações, somente isso. Trabalhadores do bem afinados com a vibração das crianças. Afinados com as inclinações missionárias a que se propõem. São seareiros do bem.
Nós fazemos vibrações para as regiões, cada grupo faz para uma determinada região no processo de regeneração. Por que cada região tem o seu mentor que cuida daquela vibração que o grupo faz? Como são armazenadas essas vibrações no processo de regeneração?
Todos os médiuns desta casa têm uma disciplina mediúnica que foi conquistada por todos enquanto uma família; todos têm consciência do processo de regeneração que a morada atravessa; todos participam de reuniões voltadas para o trabalho de regeneração; portanto, todos têm condições vibratórias de canalizar essas mesmas vibrações para esse fim. Cada mentor absorve as vibrações que todos emanam, e esse conjunto de vibrações é deslocado à região determinada; e dentro dessas regiões, em conjunto com os mentores dessas regiões e segundo o equilíbrio da justiça da morada e do Mestre e do Pai Eterno, essas vibrações são canalizadas para estas ou aquelas pessoas ou determinadas regiões carentes, tanto na parte material quanto na parte espiritual.
Como a natureza recebe essas vibrações?
Segundo o processo de regeneração, em determinadas regiões as vibrações de regeneração estão impondo o quê? Um abrandamento dos instintos. Essas vibrações começaram a ser jogadas há alguns anos, aos poucos, e dentro de um determinado período, ainda um pouco distante, as plantas e depois os animais serão mais sensíveis e menos instinto. Não estou falando de racionalidade, estou falando de instinto e sensibilidade, que fique bem claro isso. A classe de animais e a classe da flora são classes criadas a partir do éter universal, não passarão para outros tipos, seguirão a sua classe, serão mais sensíveis do que são, menos instinto do que são. Esse é o reflexo que se verá em longo prazo na natureza, sejam nos animais, aves, peixes, flora.
O clima na Terra está com muitas mudanças de temperatura e desordens climáticas. Isso tem a ver com o fechamento do anel vibratório em torno do planeta, que não permite que as vibrações saiam da morada?
Tem a ver com o anel vibratório, com a concentração dos desequilíbrios nesse espaço dentro da morada; mas, ao mesmo tempo, começou a se injetar vibrações de regeneração, aos poucos, na morada, então isso tem reflexos no clima e na disposição de todos que aqui habitam. Esse aquecimento global, tudo isso faz parte da remodelação da morada. Esse processo vai ter picos um pouco mais graves, fortes, e períodos um pouco mais calmos.